quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde: Combate à resistência microbiana é o tema de 2011

OMS alerta para proliferação de bactérias e outros microorganismos resistentes a medicamentos


2011-04-07
CienciaHoje

"... Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o avanço desses microorganismos ameaça a eficácia de vários tratamentos e cirurgias, como no caso de cancro e o transplante de órgãos. Além disso, a resistência microbiana prolonga a doença das pessoas, eleva o risco de morte e torna os tratamentos mais caros. No ano passado, foram registados, pelo menos, 440 mil casos de tuberculose multirresistente e 150 mil mortes em mais de 60 países."
...

Proliferação de superbactérias

O uso indiscriminado de antibióticos é apontado como a principal causa para a proliferação de superbactérias. Desde a descoberta da penicilina, o antibiótico é a grande arma da medicina, mas o seu uso frequente fez com que as bactérias criassem mecanismos de defesa e consigam contornar o seu efeito. Estas circulam, principalmente, dentro dos hospitais. Os pacientes internados em unidades de terapia intensiva e cuja saúde esteja mais debilitada ficam mais susceptíveis à infecção.
Para a OMS, o combate passa pelo controle da prescrição de antibióticos, o desenvolvimento de novas drogas e a higienização das mãos, principalmente por parte dos profissionais de saúde. No entanto, estudos internacionais mostram que grande parte dos profissionais não segue a orientação, ou seja, não adopta o hábito de lavar as mãos com água e sabão antes e após atender um paciente ou de algum procedimento cirúrgico. O álcool em gel tem sido uma opção utilizada dentro dos hospitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário