quinta-feira, 7 de abril de 2011

Receio das plantas geneticamente modificadas é «infundado»

Livro de Jorge Canhoto desmistifica biotecnologia vegetal

2010-11-16
CienciaHoje

Explicar o que é e como é feita a clonagem de plantas e desmistificar o uso de plantas geneticamente modificadas são objectivos do livro “Biotecnologia Vegetal – da Clonagem de Plantas à Transformação Genética”, da autoria de Jorge Canhoto, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC).

Lançado pela Imprensa da UC, este livro de dez capítulos aborda o problema da alimentação à escala planetária, explica as técnicas de clonagem de plantas e as suas aplicações, ou seja, quais os métodos utilizados para conseguir plantas com melhores características genéticas para fins diversos. Estas plantas podem ser utilizadas para a obtenção de novos compostos químicos para as indústrias farmacêutica e cosmética, para a agricultura, entre outros.

O autor também desmistifica os medos em relação à utilização de plantas geneticamente modificadas, rebatendo os argumentos apresentados pelos opositores da tecnologia, nomeadamente os eventuais impactos na saúde, no ambiente e sócio-económicos.

Jorge Canhoto considera a manipulação genética de plantas uma tecnologia segura e assevera que “os receios são, na maioria dos casos, infundados, sem sustentação de natureza científica”. Na sua opinião, a manipulação genética de plantas é uma tecnologia actual que permite a obtenção de uma grande diversidade de características, que vão desde a possibilidade de resistência a insectos ou herbicidas até à produção de compostos químicos de interesse industrial.
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário