terça-feira, 17 de maio de 2011

Pegada Ecológica

Cada forma de vida na Terra necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. Os humanos não são excepção. A sua sobrevivência e qualidade de vida dependem da existência de alimentos, de energia e da capacidade da Terra em absorver os resíduos que produzem.

Contudo, nos últimos séculos, a população humana e os níveis de consumo têm aumentado de forma exagerada, o que faz com que o espaço físico terrestre e os recursos naturais disponíveis não sejam, hoje em dia, suficientes para sustentar a vida tal como se conhece. Por isso as opções de consumo e de mobilidade, a quantidade de resíduos que se produz e até o tipo de alimentação que se prefere, são muito importantes.

A Pegada Ecológica é uma ferramenta prática e simples que permite calcular essa parcela de “Natureza” necessária para suportar um determinado modo de vida. Representa a área de Planeta necessária para suportar os níveis de consumo de recursos e para absorver os resíduos produzidos por um dado cidadão ou população.




http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/AMBIENTE/PEGADA/?amb=0&ambiente_pegada=12096196&cboui=12096196





http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/AMBIENTE/PEGADA/?amb=0&ambiente_pegada=12097350&cboui=12097350

Sem comentários:

Enviar um comentário