quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ancestral de cavalos modernos viveu há 140 mil anos

CienciaHoje
31-01-2012
Estudo incluiu 83 genomas de cavalos actuais.
A primeira mãe de todos os cavalos viveu há 140 mil anos, segundo indica material genético analisado por uma equipa internacional de 22 investigadores, liderada por Antonio Torroni, da Universidade de Pavia, e Alessandro Achilli, da Universidade de Perugia, Itália, incluindo ainda cientistas de Portugal, EUA, Síria, Irão e Alemanha. Os pesquisadores chamaram-lhe de mitogenoma ancestral de égua, ou seja, a "Eva equina" e os resultados foram publicados hoje na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS).

O material genético, hereditário, dos seres vivos é uma mistura de uma parte do pai e outra da mãe que, na forma de DNA, fica no núcleo das células do corpo. Mas, além do DNA nuclear, existe um que é transmitido na maior parte das espécies apenas pela mãe, inserido num pequeno órgão celular – a mitocôndria.
O genoma mitocondrial, por não apresentar a "recombinação" de genes de pais e mães, permite ter uma visão mais precisa do relacionamento evolutivo dos seres vivos e mesmo daquele dentro de uma mesma espécie.
notícia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário