terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Programa Nacional de Vacinação (PNV) de 2012

As vacinas permitem salvar mais vidas e prevenir mais casos de doença do que qualquer tratamento médico.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é um programa universal, gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Apresenta esquemas de vacinação aconselhados, constituindo cada um deles uma "receita universal".
Os resultados obtidos através do PNV estão consolidados, conforme comprova a "Avaliação do Programa Nacional de Vacinação – 2º Inquérito Serológico Nacional – Portugal Continental 2001-2002". Ficou então demonstrado o elevado grau de imunização da população portuguesa, como se verifica pelo exemplo da imunização contra o tétano, cujos resultados constam da Figura 1. 

Figura 1 - Distribuição dos indivíduos com resultado positivo (concentração de anticorpos IgG ≥ 0,1 UI/mL) para a toxina do tétano, por grupo etário


Informação: A Haemophilus influenza, é uma bactéria que provoca meningites e septicémias, ambas geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade); infecções no ouvido médio e na garganta; e, mais raramente, outras doenças, como pneumonia. A utilização de vacinas diminuiu drasticamente o número de pessoas infectadas. Os tipos de H. influenzae vão de A a F, predominando o tipo B, o mais virulento deste grupo.
Este procarionte simples foi o primeiro organismo a ter seu genoma completamente sequenciado, com aproximadamente 1.740 genes.

Sem comentários:

Enviar um comentário