sábado, 23 de junho de 2012

Bom S.João!

Manjerico - Ocimum minimum L.

Diz a tradição popular: "É regar e pôr ao Luar". Não se aconselha tal, visto que a planta permanecerá demasiado tempo na humidade nocturna e poderá vir a ser vítima de fungos e acabar por apodrecer.

Pode apresentar um comportamento perene se as condições ideais forem reunidas (temperatura, água e exposição), embora no nosso país assuma quase sempre um comportamento anual.

É um excelente repelente de insectos. (in Plantas Aromáticas )

 Cuidados com o manjerico

À semelhança de outras plantas, também o manjerico requer alguns cuidados essenciais para se manter sempre bonito, aromático e vistoso. Destacamos os seguintes como principais:

  • Luz – O manjerico é uma planta que aprecia bastante luminosidade, mas que não deve ficar exposta a luz solar direta, pois esta pode queimar as suas delicadas e sensíveis folhas. O ideal é que a luz solar direta seja evitada, pelo menos, entre as 10 da manhã e as 6 da tarde.
  • Temperatura – É uma planta que gosta de alguma humidade no ar e que se dá melhor em temperaturas amenas, nem muito quentes, nem muito frias. Não tolera frio, geadas e calor intenso.
  • Rega – O manjerico é uma planta que necessita de bastante água e humidade para se manter saudável e bem verde. Por isso, a terra deve permanecer húmida, sendo necessário não deixa-la secar completamente ou corre o risco do manjerico secar e morrer prematuramente. Colocar um prato com água debaixo do vaso ajuda a manter a humidade nas horas de maior calor. Retirar a água à noite ajuda a prolongar a vida da planta. Quando exposto ao sol de forma regular, o manjerico tem de ser bem regado.
  • Solo – O manjerico deve ser plantado em vasos de barro e com uma boa drenagem, de forma a que as raízes da planta não fiquem demasiado encharcadas e consigam respirar. Opte por um solo com mistura de de terra com 1/3 de húmus e 2/3 de argila.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário