quarta-feira, 25 de julho de 2012

Negligência contribui para mau desenvolvimento do cérebro das crianças

CienciaHoje
2012-07-24
Equipa de investigadores analisou ressonâncias magnéticas de crianças institucionalizadas
ler texto integral aqui: CienciaHoje




"Ambiente pode influenciar fortemente o desenvolvimento do cérebro", dizem os investigadores


"Um estudo publicado na «PNAS» refere que a negligência psicológica e física nas crianças produz alterações consideráveis no seu cérebro. A investigação foi realizada no Hospital Infantil de Boston (EUA) através da análise de ressonâncias magnéticas que mostram uma diminuição de massa cinzenta e branca no cérebro de crianças internadas em instituições. O estudo refere também que as intervenções positivas podem reverter essas alterações."


 ...
... "As novas conclusões somam-se às de estudos anteriores realizados pela mesma equipa que mostram uma deterioração cognitiva em crianças institucionalizadas e também melhoras significativas em crianças que são acolhidas em lares de adopção.

A exposição à adversidade durante a infância tem um efeito negativo sobre o desenvolvimento cerebral, afirma Sheridan, que acrescenta que as implicações são muito amplas, não só para as crianças internadas em instituições, mas também para as crianças expostas ao abuso, ao abandono, à violência, à pobreza extrema e outras adversidades.
 ...
Os investigadores assinalam que os picos de crescimento da massa cinzenta em momentos específicos da infância indicam que o meio ambiente pode influenciar fortemente o desenvolvimento do cérebro.
A massa branca, ao contrário da cinzenta, desenvolve-se lentamente, pelo que pode responder melhor a terapias para reverter as alterações negativas.
Estudos anteriores realizados por esta equipa tinham já documentado que os défices sociais, de linguagem e de funcionamento cognitivo funcional das crianças institucionalizadas elevam as taxas de transtorno por défice de atenção, as dificuldade de funcionamento social e até o envelhecimento celular prematura."


Sem comentários:

Enviar um comentário