quinta-feira, 19 de julho de 2012

Visita às escuras




Uma experiência "Fantástica"!
thumbnail.jpg
Inaugurado em 1996, o Museu da Quinta de Santiago encontra-se instalado num edifício histórico, de finais do século XIX, mandado construir por João Santiago de Carvalho para sua residência.
Adquirido pela Câmara de Matosinhos em 1968 e, posteriormente, restaurado sob a direção do arquiteto Fernando Távora, o imóvel é testemunha privilegiada das profundas transformações urbanísticas e sociais que a cidade conheceu nos últimos cem anos.
Além do interesse arquitetónico do edifício, o Museu alberga três tipos de coleções: mobiliário, concordante com a época da sua construção, pintura e escultura.
A coleção de pintura tem por base três artistas relacionados de modo estreito com Matosinhos: António Carneiro (1872-1930), notável retratista e autor de dezenas de marinhas de Leça, de feição simbolista; Agostinho Salgado (1905-1967), natural de Leça, produziu inúmeras paisagens leceiras, de cariz naturalista; Augusto Gomes (1910-1976), pintor ligado ao neorrealismo, enalteceu os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos nas suas telas.
As esculturas, expostas no interior da casa, nos jardins e em reservas visitáveis, são da autoria dos mestres Barata Feyo (1902-1990), Álvaro Siza, Gustavo Bastos, Ruy Anahory, Lagoa Henriques e Irene Vilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário