terça-feira, 20 de novembro de 2012

O genoma do porco foi "desmanchado" ao fim de nove anos

16.11.2012 - Por Nicolau Ferreira
Publico

O genoma do porco tem 21.640 genes

"Quando o javali surgiu há cerca de quatro milhões de anos, no Sudeste asiático, não iria adivinhar que iria ter uma ligação tão estreita com um hominídeo que nessa altura evoluía em África. Há dez mil anos, o homem começou a domesticar esta espécie que hoje faz parte da alimentação global. Agora, o porco doméstico e também o javali viram os seus genomas sequenciados ou, para usar uma expressão apropriada, desmanchados. O estudo está na revista Nature desta semana. Além das implicações para a história evolutiva deste mamífero e a pecuária, o trabalho é importante para a investigação de doenças que nos afligem."
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/o-genoma-do-porco-foi-desmanchado-ao-fim-de-nove-anos-de-trabalho-1572744

"A investigação que faz esta semana a capa da «Nature» apresenta novidades sobre os genomas do porco e do javali.   Este estudo, o mais completo até agora, revela que o animal convive com o homem há 10 mil anos e dá a conhecer novas potencialidades deste animal como “modelo útil para o estudo de doenças humanas”, diz Alan Archibald, da Universidade de Edimburgo.

A equipa comparou o genoma do porco doméstico (Sus domesticus) com dez raças de javalis da Europa e da Ásia e com o genoma do homem, do rato, do cão, do cavalo e da vaca.
 Já há muito que os porcos são utilizados para curar pessoas em cirurgias cardíacas (válvulas coronárias) e na produção de heparina (anticoagulante), isto porque estão muito próximos do homem do ponto de vista anatómico e fisiológico. continua aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário