sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Há carne de vaca picada à venda em Portugal sem condições, diz a Deco"



http://www.publico.pt/sociedade/noticia/ha-carne-de-vaca-picada-a-venda-em-portugal-sem-condicoes-diz-a-deco-1585340
"... Carne contaminada com salmonela, listeria e outros microrganismos, carregada de conservantes proibidos, e colocada à venda a temperaturas muito superiores ao estabelecido por lei: um estudo da DecoProteste em 34 talhos na zona da Grande Lisboa e do Grande Porto revelou resultados “alarmantes”. A carne picada que se encontra à venda representa um perigo para a saúde pública, alerta a associação de defesa do consumidor".

"...O mais preocupante no estudo da Deco é, para Nuno Lima Dias, a quantidade de sulfitos encontrados – estes conservantes que são inibidores de microorganismos, dão uma aparência de frescos a produtos que não o estão e foram detectados (em alguns casos em elevadas quantidades) em 60 % das amostras de carne picada recolhidas..."


“Os sulfitos evitam, por exemplo, que a carne escureça”, explica. E não tem dúvidas de que representam um sério perigo para a saúde pública, podendo causar dores de cabeça, náuseas, problemas cutâneos ou digestivos, e, em alguns casos, crises de asma. O técnico da Deco lembra que a legislação obriga a identificar claramente a existência de sulfitos nos produtos em que estes estão autorizados, como acontece com o vinho. E nesses casos é obrigatório fazê-lo a partir de 10 miligramas de sulfitos por quilo ou litro. “Encontrámos na carne picada valores 100 ou 150 vezes superiores”

"...Muito grave também, para a Deco, é o facto de na maioria dos estabelecimentos visitados a carne estar a temperaturas muito acima dos 2º C previstos pela lei. Só oito talhos respeitavam a legislação – os 26 restantes tinham temperaturas muito superiores (4,6ºC em média em Lisboa, 6,3ºC no Porto), embora os expositores indicassem temperaturas muito inferiores..."

" Para além da salmonella (encontrada em 25% das amostas) e da listeria monocytogenes (em 35%), foram detectados na carne picada indicadores de contaminação fecal como o E.coli, e “elevado número de bactérias”. Um “panorama abundante de microrganismos, alguns potencialmente patogénicos” que leva a Deco aconselha os consumidores a só comprarem carne picada no momento e a cozinhá-la muito bem."

notícia integral aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário