terça-feira, 24 de setembro de 2013

Noite Europeia dos Investigadores 2013

"O próximo dia 27 de Setembro, sexta-feira,  marca a realização da edição de 2013 da Noite Europeia dos Investigadores, este ano subordinada ao tema Futuro 2020. Tendo esta temática como inspiração, as várias atividades oferecidas um pouco por todo o país propõem-se a antever os desafios que teremos de enfrentar em 2020, antecipando assim a discussão das novas diretrizes da União Europeia para a Investigação e Inovação – Horizonte 2020 –, que entrarão em vigor já em 2014. 
Este ano, o Porto comemora a Noite Europeia dos Investigadores 2013 no Jardim Botânico, mais concretamente na Casa Andresen. A partir das 18h e até à meia-noite, o Jardim Botânico será palco de sessões de cinema, de observações astronómicas, de performances musicais e de espaços de debates e tertúlias. 

No programa destacam-se algumas actividades particularmente interessantes para professores que pretendam despertar nos alunos uma maior curiosidade pela Ciência.

Actividades mãos-na-massa 18h – 23h
Actividades demonstrativas de conceitos científicos ou experiências didácticas especialmente dirigidas para os mais novos.

Hotel de Insectos 18h – 23h
Uma paragem obrigatória é o Hotel de Insectos, uma instalação onde se simulam diferentes habitats de insectos. A estrutura desta instalação permite acolher vários tipos de insectos para observação e haverá espaço para colocar questões ao entomologista e ao nutricionista de serviço.

Invasão da Casa Andresen 18h – 24h (últimas entradas à 23h15)
Estapeia  é uma exposição com carácter de instalação/encenação, em que os visitantes acabam por ser também actores da performance, usando lanternas para explorar o interior da casa, ocupada de forma insólita pelos animais. A não perder!

Observações astronómicas 20h – 23h
Observação de Vénus, Saturno, estrelas duplas e enxames através de recurso a telescópio.

As actividades previstas não se limitam às aqui apresentadas. O programa completo encontra-se disponível para consulta em nei2013.eu e os últimos preparativos podem ser acompanhados na página do Facebook da Noite Europeia dos Investigadores 2013.  "
 
 
EU VOU! 

Sem comentários:

Enviar um comentário