quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

LABORATÓRIO ABERTO (IPATIMUP)

O QUE É O LABORATÓRIO ABERTO?


O Laboratório Aberto é uma iniciativa do IPATIMUP, apoiada pelo Ciência Viva e com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. O Laboratório Aberto é um espaço que tem como objectivo principal o ensino experimental das Ciências. O “saber fazer-saber” é o convite que é feito aos visitantes. Neste espaço, cada um poderá, com a ajuda dos monitores, descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas.


A QUEM SE DESTINA?

O Laboratório Aberto é um espaço livre e acessível a toda a comunidade. Desde turmas até grupos de amigos e famílias, o convite é endossado a todos os que procuram descobrir uma actividade diferente.



ACTIVIDADES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO


+ Código da Vida: O Criminoso

+ O Rastreio dos Transgénicos

+ Bactérias Fluorescentes



ACTIVIDADES PARA O 3º CICLO

+ Código da Vida: ADN a Olho Nu

+ Da Superfície ao Interior da Terra

+ Num Mundo a Cores

+ Dar Roda aos Alimentos

+ A Temperatura de Galileu

+ Sob Pressão



ACTIVIDADES PARA O 1º e 2º CICLOS

+ Da Superfície ao Interior da Terra

+ Transformar Para Criar

+ Tão Pequeno



ACTIVIDADES EXTRA

+ CANCER MOBILE - O Laboratório Aberto, em colaboração com os investigadores do IPATIMUP e médicos associados, vai disponibilizar novamente as sessões CancerMobile. Estas sessões vão dar resposta a questões relacionadas com o cancro e a sua prevenção, proporcionando aos alunos uma experiência pedagógica inovadora, onde se destacam um conjunto de materiais didácticos com forte componente multimédia, uma abordagem prática com actividades hands-on minds-on e um contacto directo com investigadores e especialistas da área. Os conteúdos das sessões CancerMobile foram desenvolvidos por uma equipa de especialistas de forma a optimizar o seu enquadramento no currículo de Ciências Naturais e de Biologia e também em projectos de Educação para a Saúde.

http://www.laboratorioaberto.pt/actividades.php

Sem comentários:

Enviar um comentário