segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O guerreiro que controla tumores

Gene 'Viriato' descoberto por equipa do IBMC

2011-01-14
CienciaHoje
Por Marlene Moura

Equipa IBMC: Paulo Pereira, Torcato Martins,

Joana Marinho, Marta Neto.
 Investigadores portugueses do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), da Universidade do Porto, descobriram um gene, que baptizaram de "Viriato", que controla a proliferação de células e o desenvolvimento de tumores. O trabalho da equipa de cientistas do IBMC será publicado amanhã na revista científica de referência mundial «Development».





Segundo os autores, a ausência de Viriato causa problemas no crescimento dos tecidos e no desenvolvimento do organismo. Segundo Paulo Pereira, coordenador do projecto, disse ao jornal «Ciência Hoje», o estudo foi baseado nas funções do gene na mosca da fruta (Drosophila)e verificou-se que “a falta dele provoca problemas no crescimento e proliferação celular, mas, por outro lado, está envolvido no crescimento celular demasiado activado induzido pelo oncogene MYC”.

A expressão anormal do oncogene MYC estimula o crescimento nuclear e celular (à esquerda). Sem viriato, MYC não é eficiente na estimulação de crescimento nuclear e celular (à direita).
 continua

Sem comentários:

Enviar um comentário