quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Se bebeu e pensa em conduzir…


"...A Grant’s lançou uma aplicação para iPhone que calcula o nível de álcool no sangue, tendo em consideração o sexo, o peso e o consumo da pessoa. Assim, quem sair à noite e consumir bebidas alcoólicas, o alcoolómetro também estima o tempo necessário para se voltar à taxa de alcoolemia zero ou àquela que é permitida por lei para conduzir.

Na página online da Grant’s é possível fazer o download gratuito do «Alcoolómetro Grant’s» – que permite obter, em qualquer hora e em qualquer lugar, uma estimativa da taxa de alcoolemia com base na quantidade de álcool que ingeriu e o tempo estimado para voltar a conduzir.
A taxa de alcoolemia é a quantidade de álcool existente no sangue de um indivíduo, em determinado momento, e expressa-se em gramas de álcool por litro de sangue (g/l). Esta taxa é facilmente atingida após a ingestão de 3 copos de vinho ou 0,5 l de cerveja e depende de vários factores como o tipo e quantidade de bebida ingerida, o momento da absorção (jejum/às refeições/fora das refeições), o peso e sexo e o estado de saúde e estado de fadiga do indivíduo.
A alcoolemia aumenta à medida que o etanol é absorvido pelo organismo e diminui lentamente de acordo com a degradação do álcool pelo fígado. O valor máximo da taxa de alcoolemia permitida pelo código da estrada em Portugal é de 0,5 g/l. ..."

noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário