quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reacção em cadeia leva a morte de corais

 Equipa internacional descobre passos que levam a destruição de recifes
2012-05-23
Miriam Weber mediu as concentrações de oxigénio. <br> (Crédito: C. Lott/HYDRA Institute/Max Planck)
Miriam Weber mediu as concentrações de oxigénio.
(Crédito: C. Lott/HYDRA Institute/Max Planck)
A depleção de oxigénio e a acidez do meio ambiente criam uma reacção em cadeia que leva à morte dos corais. Investigadores do Max Planck Institute para a Microbiologia Marinha, em Brema (Alemanha) em colaboração com colegas australianos, italianos e do Sultanado de Omã estudaram como é que estes animais marinhos morrem quando expostos à sedimentação.
A formação de recifes de corais de pedra cobre a superfície das regiões tropicais costeiras, a 30 graus do Sul e Norte do Equador. Os pólipos de coral constroem os esqueletos de carbonato que se formam nos recifes há centenas a milhares de anos. A fotossíntese das algas simbióticas dentro dos pólipos produz oxigénio e carbo-hidratos de dióxido de carbono e água, alimentando-os ao mesmo tempo.
Desde os anos 80 que o processo de descoloração está em estudo: temperaturas elevadas de um para três graus induzem as algas a produzir toxinas. Os pólipos reagem expelindo as algas e o recife de corais vai perdendo a cor, tal como se fosse branqueado. Sem uma relação simbiótica o coral apenas sobrevive algumas semanas.
continua...
Cienciahoje _Notícia completa

Sem comentários:

Enviar um comentário