quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Novos compostos podem inibir o crescimento dos tumores

Foto



"Projecto da Uminho, FMUP e IPB melhora o combate às metástases"

2013-01-29
CienciaHoje


Um projecto multidisciplinar que engloba três instituições de I&D (Investigação e desenvolvimento) está a desenvolver novos compostos para ensaios clínicos e posterior aplicação como fármacos antitumorais e/ou antiangiogénicos.

A investigação é coordenada por Maria João Queiroz na área da química orgânica, da Universidade do Minho (UMinho) e articulado com contributos da química computacional do Instituto Politécnico de Bragança e da biologia celular e molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A angiogénese tumoral é o processo de vascularização que permite o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células tumorais. A proposta deste projecto aponta para a síntese de novos compostos que inibam a angiogénese e a progressão dos tumores. Maria João Queiroz frisa que a investigação “centra-se na inibição de receptores membranares de factores de crescimento celular, de tirosina cinase, envolvidos no crescimento e diferenciação tanto de células tumorais como de células endoteliais”.

continua aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário