domingo, 21 de abril de 2013

Portugueses revelam à escala atómica um canal de potássio das células

Trabalho desvenda a estrutura de uma minúscula passagem na membrana das células. É uma nanomáquina que se abre e fecha consoante a salinidade no exterior. Um dia pode ajudar as plantas a resistir ao sal a mais.


Ver animação de IBMC-INEB) Fonte: http://www.publico.pt/ciencias/jornal/portugueses-revelam-a-escala-atomica-um-canal-de-potassio-das-celulas-26411218   Artigo relacionado no CienciaHoje 
"Uma equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), liderada por João Morais Cabral, expõe a forma como funciona o transportador KtrAB* da bactéria Bacillus subtilis. Explicar o funcionamento destas nanoestruturas revela-se de suma importância para compreender as estratégias dos organismos relativamente à sua resistência à salinidade e à seca. O modelo da estrutura de transportadores de potássio é publicado hoje na revista Nature."

Mais potássio dentro das células


Recorde-se que existe sempre mais potássio dentro das células do que fora, e que o contrário acontece com o sódio. A separação destes dois iões, dos mais comuns na Natureza, é essencial para a sobrevivência da célula e por consequência dos organismos. Para criar e manter esta diferença, as células têm proteínas nas membranas que as delimitam, que por sua vez, funcionam como bombas ou canais e movimentam os iões através da membrana.
A primeira bomba de potássio foi descrita em 1957 e valeu o Nobel da química de 1997 a Jens Christian Skou.

Sem comentários:

Enviar um comentário