segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gripenet

Quer ajudar a vigiar a gripe? O Gripenet procura voluntários


Todos os residentes em Portugal podem participar na monitorização dos surtos de gripe. Basta registarem-se para a época de 2013-2014, num portal desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência.

A gripe
  • Os vírus da gripe
  • História(s) da gripe
  • Vigilância da gripe
  • No laboratório
  • Perguntas frequentes
  • Ligações sobre a gripe
  •  

    Como se transmite a gripe?

    O vírus Influenza é facilmente transmitido de pessoa para pessoa. Quando uma pessoa engripada espirra, tosse ou fala expele pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas.
    O vírus entra no nosso organismo pelo nariz, onde se multiplica, disseminando-se para a garganta e para o restante das vias respiratórias, incluindo os pulmões. Depois são necessários entre 1 a 4 dias até ao aparecimento dos sintomas – é o chamado período de incubação.

    Ao detetar o vírus, o nosso sistema imunitário inicia um processo de defesa que vai sendo apurado enquanto atua. Este processo de defesa está associado aos sintomas da doença e, de um modo geral, resulta na eliminação do vírus em cerca de uma semana.

    A gripe dissemina-se rapidamente em comunidades, em particular em condições de grande aglomeração como é o caso das escolas. Por outro lado, o tempo frio e seco permite que o vírus sobreviva mais tempo fora do nosso organismo e, como consequência, as epidemias sazonais nas zonas temperadas, como é o caso de Portugal, aparecem no final do outono, inverno e início da primavera.
    Homem a espirrar
    Vírus da gripe

    Fonte: CDC
    O vírus Influenza é facilmente transmitido de pessoa para pessoa. Quando se espirra, tosse ou fala expelem-se pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas.
     
    Saiba tudo sobre a gripe aqui:
    http://www.gripenet.pt/pt/sobre-gripe/

    Sem comentários:

    Enviar um comentário