terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Um terço das mortes por cancro deve-se a hábitos alimentares

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a União Humanitária dos Doentes com Cancro alerta para a importância da alimentação na prevenção do cancro e na melhoria do prognóstico do doente oncológico.

“O cancro e a malnutrição são duas condições que estão frequentemente associadas, seja pelas alterações fisiológicas resultantes da doença, seja pelos efeitos colaterais do tratamento, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, sendo fundamental realizar uma adequada intervenção nutricional. Fator que deve ser encarado como um complemento fundamental ao tratamento”, explica Cláudia Costa da União Humanitária dos Doentes com Cancro.

Uma alimentação correta pode prevenir o desenvolvimento de certos tipos de cancro e aumentar a capacidade de resposta do organismo e contribuir para a evolução positiva da doença, após diagnóstico. “
...
Os hábitos alimentares incorretos são responsáveis por uma em cada três mortes por cancro. “É essencial a ingestão de fruta e vegetais frescos e cereais ricos em fibras; evitar o excesso de peso, praticar exercício físico e consumir poucos alimentos ricos em gorduras”, aconselha a especialista.
...
"Os legumes, a fruta e os alimentos ricos em fibras são dos alimentos que mais contribuem para prevenir alguns tipos de cancro, como o cancro da boca e garganta, esófago, estômago, cólon e reto, pâncreas, fígado, pulmões, mama, ovários, próstata, bexiga, útero e rins.
 noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário