segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nobel da Medicina - Células IPS, a grande esperança da medicina

No centro de pesquisa distinguido pelo Prémio Nobel de Medicina 2012, as células estaminais pluripotentes induzidas ou células IPS (na sigla inglesa) têm a sua origem numa célula adulta diferenciada, que reverte ao estado de célula embrionária pluripotente, graças ao trabalho de engenharia genética.

São células adultas reprogramadas para rejuvenescer e recuperar as propriedades das células estaminais embrionárias. As células estaminais pluripotentes induzidas são uma esperança da medicina devido aos seus potenciais terapêuticos e são o alvo dos estudos dos investigadores laureados com o Nobel da Medicina nesta segunda-feira.

Células estaminais pluripotentes induzidas (IPS).
 Imagem fornecida pela Universidade de Quioto

Na natureza, após a fecundação, o ovo divide-se e rapidamente aparecem as células que dão origem a todos os tecidos do corpo. São as células estaminais embrionárias pluripotentes que têm a capacidade de gerar todos os tipos de células.

Porém, com o desenvolvimento do embrião, as células especializam-se e perdem a capacidade de se transformar em células com diferentes funções (células nervosas, cardíacas, etc).
continua aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário