segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Medicina 2012

 Prémio Nobel da Medicina atribuído a John B. Gurdon e Shinya Yamanaka

O britânico John B. Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka foram distinguidos conjuntamente com o Nobel da Medicina 2012 por descobrirem que células maduras intactas podem ser reprogramadas de modo a tornarem-se pluripotentes, ou seja, capazes de dar origem a qualquer tipo de tecido corporal.

Shinya Yamanaka (50 anos) e John B. Gurdon (79 anos) recebem o prémio em mãos no dia 10 de dezembro, numa cerimónia oficial em Estocolmo
Os dois cientistas descobriram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para se tornarem células estaminais, capazes de dar origem a qualquer tipo de tecido corporal.


Descoberta é "revolucionária"

As descobertas dos dois investigadores, que o Comité Nobel considera revolucionárias, mudaram "por completo" a forma como a ciência vê o desenvolvimento e a especialização celulares.

"Compreendemos hoje que a célula madura não tem de ficar confinada para sempre ao seu estado especializado. Os manuais foram reescritos e estabeleceram-se novos campos de investigação. Ao reprogramar células humanas, os cientistas criaram novas oportunidades de estudar doenças e desenvolver métodos de diagnóstico e terapia", explica o comunicado do Comité Nobel.
As células estaminais pluripotentes são as células existentes num embrião nos primeiros dias após a conceção. Sabe-se agora que estas células podem ser transformadas em quaisquer células existentes no organismo adulto - células nervosas, células musculares, células do fígado - para cumprir funções específicas.
Em tempos pensava-se que este caminho, desde a célula imatura à célula especializada, era unidirecional, sendo impossível que as células especializadas voltassem ao estado imaturo e pluripotente.


John B. Gurdon nasceu em 1933 em Dippenhall, no Reino Unido. Doutorou-se na Universidade de Oxford em 1960 e concluiu o pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Em 1962, descobriu que a especialização das células é reversível. Em 1972, juntou-se à Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde se tornou professor de Biologia Celular. Atualmente faz investigação no Instituto Gurdon em Cambridge.

Shinya Yamanaka nasceu em Osaka, no Japão, em 1962. Concluiu o curso de Medicina na Universidade de Kobe em 1987. Especializou-se na área da Ortopedia, mas cedo se dedicou à área da investigação científica. Concluiu o Doutoramento na Universidade de Osaka em 1993, mudando-se depois para os Estados Unidos, onde trabalhou no Instituto Gladstone, em São Francisco. Mais tarde, regressou ao Japão, ao Instituto de Ciência e Tecnologia Nara, e atualmente é professor na Universidade de Quioto. É também professor associado no Instituto Gladstone, em São Francisco. Em 2006, descobriu como células maduras intactas em ratos podem ser reprogramadas para se tornarem células estaminais.

http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/artigo/premio-nobel-da-medicina-disting_4966.html
08 de Outubro de 2012, 10:35
_______________________________________

 Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células

John B. Gurdon e Shinya Yamanaka descobriram que células adultas podem ser reprogramadas para se converter em qualquer outro tipo de tecido

Leia mais notícias sobre pesquisas com reprogramação de célula

"John B. Gurdon descobriu que a especialização das células é algo que pode ser reversível. Em 1962 – ano em que Yamanaka nasceu – ele mostrou que o DNA de células especializadas de rãs, como células do intestino ou da pele, poderiam ser usadas para criar novos girinos. Isto mostrou que o DNA de células adultas continua tendo a habilidade de formar todas as células do corpo."

"Mais de 40 anos depois, em 2006, Shinya Yamanaka descobriu como células adultas de camundongos poderiam ser reprogramadas para se tornarem células-tronco imaturas. Ele mostrou que com a introdução de alguns genes, era possível reprogramar células adultas para se tornarem células pluripotentes, células que são capazes de se desenvolver em todos os tipos de células do corpo."

Sem comentários:

Enviar um comentário