quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fertilização 'in vitro' envolve mais riscos para o bebé

Estudo foi realizado no Hospital Pediátrico Mattle, da UCLA

2012-10-23
CienciaHoje

..."Uma investigação realizada na Califórnia (EUA) mostra que a fertilização in vitro (FIV) pode implicar um aumento significativo do risco de defeitos congénitos em bebés, em comparação com os nascidos de modo natural (9 por cento em relação a 6,6 por cento).

A malformação nos olhos foi a mais registada (2 por cento em relação a 0,3), em seguida, defeitos no coração (5 por cento por 3 por cento) e no sistema genito-urinário (1,5 por 1). O estudo foi realizado por investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e apresentados na conferência anual da Academia Americana de Pediatria. "  ler mais



Crianças nascidas por técnicas de PMA são 2,2% de todos os recém-nascidos


Lusa
24 Set, 2012, 15:33

A percentagem de crianças nascidas por técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) mais do que duplicou em 2010, em relação ao ano anterior, atingindo os 2,2 por cento de todos os bebés nascidos em Portugal, indica um relatório.

O documento do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) refere que, em 2010, nasceram 1.952 crianças através das técnicas mais complexas de PMA: Fertilização In Vitro (FIV), Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), Transferência de Embriões Criopreservados (TEC), Doação de Ovócitos (DO) e Diagnóstico Genético Pré-Implantação (DGPI).
A este número acrescem 269 crianças nascidas de Inseminação Intra-Uterina (IIU).
o documento que dá conta da atividade dos 24 centros que praticam técnicas de PMA em Portugal, o CNPMA indica que 2,2 por cento (%) das crianças nascidas em Portugal em 2010 resultaram da aplicação de técnicas de PMA.
...
"Houve uma redução da proporção de partos gemelares e consequente aumento dos partos de recém-nascido único, em comparação com os resultados de 2009, mas assinalou-se o facto de ter havido ainda uma proporção excessivamente elevada de gravidezes trigemelares", refere o documento.
O Conselho considera que "ainda persistiram percentagens inaceitáveis, do ponto de vista das boas práticas médicas, de transferência de três ou mais embriões".

Segundo o relatório, em 2010 foram transferidos 4.752 embriões em ciclos a fresco de FIV e ICSI e 777 em ciclos de TEC.
A maior parte dos ciclos transfere dois embriões, mas registaram-se igualmente casos em que foram transferidos três e até quatro embriões por ciclo.
Em 2010 foram transferidos 15 embriões doados, dos quais resultaram dez gestações e sete partos.
No mesmo período ocorreram 108 ciclos com esperma de dador.



Sem comentários:

Enviar um comentário